Curso Acadepol - RJ
Visite o Blog
  Destaques  
 

Decisão Judicial Flávio Molina

Sábado, 10 de Janeiro de 2004 - 13:55
http://www.rapelradical.com/acidentes.html

Fazendo uma busca no google descobri no site do Felipe, esta seção e posto aqui a cópia do email q enviei para ele:

From: Paulo Jr
To: felipe@rapelradical.com
Sent: Saturday, January 10, 2004 3:40 PM
Subject: Observações

Quero fazer uma observação quanto ao registro na sua parte de acidentes.
" [2001] - Rio de Janeiro, no gasômetro - cidade nova, rapaz ao descer na corda, gira e bate de costas próximo a escada de ferro, quase um acidente fatal, altura: 50m (rappel);"

Felipe Leal – Estranho isso...

  • Várias pessoas já fizeram rappel neste lugar.
  • O texto não consta nome de ninguém, apenas um comentário em mais de 140 acidentes
  • Após 03 anos se descobre?

Que tal falarmos: Um amigo, aquele que estava na hora do fato. Alertou sobre uma central de acidentes no site do Felipe Leal e visitando acabei encontrando o comentário que serviu para mim. Essa é a verdade.

P Jr - O INCIDENTE ocorrido foi comigo e não corresponde de forma nenhuma ao descrito nesta página, primeiro, porque ao girar, eu não bati de costas e sim de lado com o ombro direito, amortecendo com o pé esquerdo como no YOKO-UKEMI do Judo. Segundo porque não havia escada alguma próximo, terceiro porque de forma alguma pode ser considerado um acidente, quanto mais quase fatal, mesmo porque eu estava há uma altura máxima de 6 metros!

FL– Não podemos medir o tamanho do erro pela altura ou manobra por mais simples que seja, pois os acidentes acontecem quando menos esperamos.  Veja declaração do Perito do Instituto Criminalística Carlos Eboli. ICCE Falando sobre esportes radicais. Clique aqui

P Jr - Fabiano que relatou o caso a Felipe (responsável pelo site) não poderia ter descrito corretamente, já que ele estava na plataforma acima e não tinha uma boa visão do que aconteceu. Mas me surpreendeu já que eu mesmo descrevi como foi a ele.

FL – O fato relatado em nosso site se deu por pessoa intima de seu convívio.  Vocês estavam praticando e Fabiano estava na parte de cima tendo uma visão privilegiada, além de ele ser qualificado para poder analisar o fato.

P Jr- Aproveitando que estou escrevendo quero comentar também o outro ocorrido:

"[2002] - Rio de Janeiro - A equipe do Rapel Radical chegou para o treinamento na estrada das Canoas em São Conrado quando observou que ao seu lado um grupo de pessoas praticavam o rappel e ficou extremamente perplexo quando constatou que a ancoragem que encontrava-se presa na grade apenas por de fitas em contato direto com a grade. Para maior surpresa tratava-se da equipe de ex-aluno do curso, aquele que participou de diversas vezes do rapel em Barra de Guaratiba, contrariando todas as normas de segurança (rappe);"

FL- Este comentário encontra-se em nosso site na estatística de acidentes não é nenhuma novidade para ninguém. Todos nós temos o livre arbítrio para escolher o certo ou errado. Nossa intenção é alerta e não julgar.
 
P Jr - As fitas de ancoragem são próprias para isso e muito mais resistentes a abrasão do que cordas, então não vejo problema nehum no que é descrito, a menos que não sejam fitas apropriadas ou a menos que o gradil fosse afiado! Não entendo como eu me ancoraria em um grampo se não fosse com a fita em contato direto com o mesmo.

FL- sobre seu comentário descrito acima
Realizamos ensaios estáticos e dinâmicos em fitas, cordas, ancoragens, mosquetões e outros desde 1997 (I.N.T.)  Instituto Nacional de Tecnologia, com engenheiros e técnicos.  
Objetivo - Preservar vidas de profissionais e esportistas em trabalho em altura nas instituições públicas e civis.  Atualmente fazemos parte de 03 Normas na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas em trabalho em altura.  Mas é comum encontrarmos este tipo de comentário na internet “feito por especialista”

P Jr- então não vejo problema nehum no que é descrito, a menos que não sejam fitas apropriadas

FL- Nunca verá problema algum, porque, não tem conhecimento e embasamento técnico. Quando não sabemos é melhor perguntar ou ficar calado, o silencio faz parte do conhecimento.

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007 - 14:36

P Jr- Morte de Flavio Molina – Ninguém foi indiciado pois foi apurado que o erro foi dele,

P Jr– Acatando DECISÃO JUDICIAL, afirmo que NÃO HÁ COMPROVAÇÃO DE QUE O ACIDENTE QUE OCASIONOU A SUA MORTE TENHA SIDO CAUSADO POR ERRO DO DETETIVE FALECIDO MOLINA

Paulo Roberto R MArim Junior

FL- Ficou muito desagradável este comentário, Flavio Molina salvou centenas de pessoas. Vários brasileiros devem suas vidas a este herói que não se encontra entre nós. Enquanto vocês se divertiam em sua adolescência este brasileiro já resgatava vidas e com certeza após morte não merecia tal comentário. Considerado um dos maiores especialistas de resgate do mundo. Flavio Molina se foi, mas ficará para sempre no coração dos amigos e centenas de brasileiros. Um herói que sempre pregou a paz.
Então venho a público comunicar que foi feito justiça à memória desse nosso nobre amigo.  Que o corrido sirva de exemplo para todos.

                      Quem não sabe o que dizer, o melhor é ficar calado.

 

 
 
 
 
Publicidade
Clique para ver os
cursos da Acadepol
Clique para ver o
vídeo do rapel tático da
Polícia Cívil do Amapá
Clique e assita o vídeo do
CAT - Curso de ações táticas da
PC do Rio de Janeiro
Polícia Civil do Rio de Janeiro
Curso de Progressão em área de Risco
Acadepol.
Policia Militar do RJ - BOPE Batalhão de
Operações Policiais Especiais
Clique para ver o vídeo
Polícia Civil de São Paulo
Clinica de treinamento
Deic/Garra
Clínica de treinamento
procedimento e conduta de patrulha
em área de risco e locais hostis
Clique e assita o vídeo do CGOA
Centro de Treinamento Tático
CTT/CBC/SP
Cursos de Ações Táticas Urbanas
US Police Instructor Team

Para melhores detalhes entre em contato com a equipe do Rapel Radical Será um prazer esclarecer qualquer dúvida.
E-mail:
felipe@rapelradical.com